Qual foi o pior ano para se estar vivo da história? Cientistas respondem.

HASAGEO

Representante oficial de Equipamentos Geofísicos

24 2222-2736 / 2222-2363

9.9928-2683

entre em contato

blog

voltar

Qual foi o pior ano para se estar vivo da história? Cientistas respondem.

21/11/2018

     O historiador e arqueólogo Michael McCormick determinou como o pior ano de toda a história para se viver o de 526 d.C. O professor de Harvard afirmou à revista Science: “Foi o começo de um dos piores períodos para se estar vivo – se não foi o pior.”

    O professor chegou à essa conclusão junto de sua equipe de pesquisadores. Segundo eles, nesse ano, um vulcão entrou em erupção na Islândia, fenômeno que acabou por cobrir o céu de todo o hemisfério Norte com cinzas por um período de 18 meses; e a temperatura média do planeta caiu no verão para algo em torno de 1,5ºC e 2,5ºC. Assim, com a falta de luz e com as temperaturas baixas, a agricultora no período foi prejudicada, ocasionando uma crise de fome no planeta.

    Foi apenas por volta dos anos 640 d.C que a Europa conseguiu se recuperar, graças principalmente ao aumento da mineração de prata para cunhagem de moedas, um sinal de que a economia estava voltando a funcionar.

    O trunfo desse inédito trabalho de McCormick foi ter usado de indícios geológicos – como amostras de material vulcânico daquela época que estão presas até hoje em amostra de gelo do norte da Europa e da América – para determinar o calendário preciso dos desastres naturais que prejudicaram a humanidade.

Veja mais em: https://abr.ai/2BqaWB1