Pesquisadores americanos identificam evidências de inundação em Marte

HASAGEO

Representante oficial de Equipamentos Geofísicos

24 2222-2736 / 2222-2363

9.9928-2683

entre em contato

blog

voltar

Pesquisadores americanos identificam evidências de inundação em Marte

19/11/2018

    A presença de água em Marte foi teorizada durante séculos. Os primeiros telescópios revelaram calotas de gelo, e os primeiros astrônomos notaram canais que eram considerados rios naturais ou canais criados por criaturas. Nas últimas duas décadas, os rovers Sojourner , Spirit , Opportunity e Curiosity enviaram de volta dados inestimáveis ​​para cientistas que estão tentando interpretar a superfície do planeta e descobrir evidências de água no passado ou no presente.

    Em 400 metros de rocha analisados em Marte, os pesquisadores identificaram quatro unidades diferentes que representam diferentes tipos de deposição, e Heydari, da Jackson State University, em Jackson, Mississippi, diz que “na minha opinião, a deposição de todos esses pacotes envolveu água”.

    Usando comparações com os rios da Terra, Heydari observa que, para criar camas cruzadas de 4 metros de altura, a água que flui teria cerca de 10 a 20 metros de profundidade. "Essa é uma das razões pelas quais eu digo que esses depósitos estão relacionados à inundações, em vez de um rio insignificante", diz ele.

Veja mais em: https://bit.ly/2quDHWN