Obras do primeiro laboratório-fábrica de ímãs de terras-raras do Brasil estão em fase de acabamento

HASAGEO

Representante oficial de Equipamentos Geofísicos

24 2222-2736 / 2222-2363

9.9928-2683

entre em contato

blog

voltar

Obras do primeiro laboratório-fábrica de ímãs de terras-raras do Brasil estão em fase de acabamento

12/06/2019

A instalação do primeiro laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras-raras do Brasil, o LabFabITR, localizado em Lagoa Santa/MG, Região Metropolitana de Belo Horizonte, segue em ritmo acelerado. Após a fase de acabamento, em que se encontra agora o projeto, será realizada a finalização dos trabalhos de obra civil. A previsão é que as obras sejam terminadas até o final de 2019. O empreendimento é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Única não só no país, como no hemisfério sul, a iniciativa representa um passo decisivo para o fomento à alta tecnologia no Estado. Além de suprir parte da demanda nacional pelos ímãs sinterizados de neodímio-ferro-boro (NdFeB), utilizados em equipamentos como motores e geradores elétricos de alta eficiência, o projeto apoiará empresas no desenvolvimento de novas soluções com ímãs de terras-raras e na produção de protótipos e pequenas séries.

O Diretor-Presidente da Codemge, Dante de Matos, destaca que o investimento em terras-raras e em outros novos materiais, como o grafeno e o lítio, faz parte da estratégia de diversificação da Companhia: “Nosso objetivo, como empresa de fomento do Estado, é ir além das vocações tradicionais mineiras, identificando produtos de vanguarda, investindo em pesquisa e em desenvolver processos competitivos sustentáveis e de alto potencial”, diz.

Fonte e mais detalhes: http://www.codemge.com.br/obras-do-primeiro-laboratorio-fabrica-de-imas-de-terras-raras-do-brasil-estao-em-fase-de-acabamento/